Pesquisar este blog

sábado, 12 de maio de 2012

prova do 9º ano A e B


01 – Complete a frase abaixo.
 O Brasil é um Estado-nação porque o poder ema­na do povo, da nação, como consta no Art. I da CONSTITUIÇÃO: “Todo poder emana do povo que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente.

02 – Complete.
No parlamen­tarismo, o 1º MINISTRO é indicado pelo par­tido mais votado no Parlamento. Os ministros de Estado devem ser aprovados pelo Parlamento.

03 – Os ideais de liberdade, igualdade e fraternida­de foram consagrados
a) Na Revolução Americana
b) Na Revolução Inglesa
c) Na Revolução Industrial
d) Na Revolução Francesa

04 - Leia a charge a seguir.
“Cortina de Ferro” foi o nome dado pelo primeiro--ministro britânico Winston Churchill e se refere à:
a) linha de fronteira entre os territórios judeus das áreas palestinas, estabelecida pelo governo israe­lense.
b) linha divisória entre os territórios conquistados por Espanha e Portugal, durante as grandes navegações.
c) divisão política europeia entre os países de formação capitalista e aqueles sob a influência soviética, após a Segunda Guerra Mundial.
d) barreira de imigração criada pela União Euro­peia para impedir a entrada de imigrantes ile­gais asiáticos e africanos.
e) a muralha de pedra construída pela Igreja Cató­lica, após a conquista da Terra Santa, no período das Cruzadas.

05 - Sobre a União Europeia, leia as afirmações a seguir.
I - Inicialmente, a União Europeia foi formada pelos seis países do Ceca e, atualmente, tem vinte e sete países-membros.
II - Implantou-se o mercado comum entre os países-membros permitindo a livre circulação de capi­tais, serviços e pessoas.
III - Em 1999, foi estabelecida a introdução da moeda única, o euro, passando o bloco para o estágio de união econômica e monetária.
IV - Atualmente, Suíça e Noruega são os mais novos países-membros do bloco, contudo não adotaram o euro como moeda.
Dentre as afirmativas apresentadas, estão corretas, apenas:
a) I e II.
b) III e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.

06 - Leia o texto a seguir.
O propósito é estimular o comércio entre os países participantes por meio da especialização, da divisão do trabalho e da vantagem comparativa. Para isto, um grupo de países concorda em eliminar tarifas que recaem sobre a maior parte dos bens importados e exportados entre aqueles países.
Renato R. Marques
O texto anterior refere-se:
a) à União Aduaneira.
b) à Zona de Livre Comércio.
c) à União Monetária.
d) ao Mercado Comum.
e) à União Monetária e Econômica.

07 - Para chegar à formação territorial atual dos países europeus, a Europa passou por diversos conflitos políticos que atravessaram os tempos, desde o domínio do Império Romano até a Segunda Guerra Mundial. A este histórico de conflitos no continente europeu para a sua formação territorial atual se deve(m):
a) a diversidade climática.
b) a homogeneidade econômica.
c) os limites naturais provocados pelo relevo.
d) a homogeneidade étnica e cultural.
e) a diversidade étnica e cultural.

08 - A delimitação das fronteiras no espaço terrestre preocupa o homem desde os tempos remotos, quando os agricultores do Nilo, no Egito, passaram a demarcar suas propriedades na várzea do Rio Nilo. Atualmente, a globalização acarretou a formação de novas fronteiras entre os países, onde novos conceitos de fronteiras foram apresentados por autores do pensamento geográfico. Um dos responsáveis pelas novas fronteiras na globalização atual é a formação:
a) dos Estados nacionais.
b) de novos limites territoriais na Iugoslávia.
c) dos blocos econômicos.
d) dos Estados africanos.
e) do Estado Palestino.

09 - O Brasil é um Estado organizado por uma burocracia administrativa responsável pela manutenção da organização da sociedade em níveis no espaço político-administrativo. A organização desta burocracia administrativa é composta de três esferas.
Assinale a alternativa que contenha as três esferas da organização política do Estado brasileiro.
a) União, estados e municípios.
b) Estados, repúblicas e municípios.
c) Municípios, região e união.
d) União, departamentos e região.
e) Repúblicas, províncias e departamentos.

10 - Na ______________________, o governo é exercido por repre­sentantes do povo, eleitos diretamente para um mandato de tempo determinado.
a) Monarquia
b) Ditadura
c) República
d) Aristocracia
e) Democracia

11 - (UNEAL) Observe o mapa.
A partir das informações contidas no mapa e de conhecimentos sobre o mundo dos anos 90 e início do século XXI, pode se afirmar que o mapa trata, fundamentalmente,

a) do conflito entre os países ricos e pobres.
b) do estabelecimento de uma nova ordem mundial bipolar.
c) dos principais blocos geopolíticos do hemisfério norte.
d) da organização mundial ditada pelos blocos políticos e econômicos.
e) da ordem mundial, estabelecida pelos países capitalistas e socialistas.

12 - (UFRR) A abertura comercial e a livre circulação de capitais e serviços em escala mundial, um fenômeno da globalização, gerou disputas acirradas entre empresas e países no âmbito do mercado global, o que favoreceu a formação de blocos econômicos regionais - alianças econômicas em que os parceiros estabelecem relações econômicas privilegiadas. O bloco econômico que, sem adotar uma moeda única, busca a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços dos seus países membros e, ao mesmo tempo, elimina as tarifas aduaneiras internas e adota tarifas comuns para o mercado fora do bloco, pode ser classificado como:
a) Associação de livre-comércio;
b) União aduaneira;
c) União econômica e monetária;
d) Zona de preferência tarifária;
e) Mercado comum.

13 - (UNIOESTE) É possível indicar a indústria como um dos principais agentes de produção do espaço geográfico. Sobre o processo de desenvolvimento das indústrias, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, representou um momento importante, no qual foi intensificada a mecanização e foi introduzida a produção em série.
b)  A localização das novas regiões industriais, chamadas de tecnopolos, não são definidas pela proximidade das matérias-primas e sim pela proximidade de importantes centros de pesquisa e ensino universitários.
c) A passagem da Primeira para a Segunda Revolução Industrial foi o marco da introdução do petróleo enquanto principal fonte de energia e do desenvolvimento da indústria automobilística.
d) A Terceira Revolução Industrial é também chamada de revolução técnico-científica e é marcada pelo desenvolvimento da informática, robótica, telecomunicações e microeletrônica, tendo se iniciado, entre outros países, no Japão.
e) A industrialização tardia é característica dos países desenvolvidos, entre eles os EUA e a Inglaterra, que se destacaram no século XX como grandes potências mundiais.

CACHO DA DISCÓRDIA
Tudo começou por causa de um inofensivo cacho de bananas. Steve Thoburn, quitandeiro de Sunderland, cidadezinha no extremo norte da Inglaterra, vendeu as frutas do jeito que sempre fazia – pesando o cacho numa balança que media em libras, a medida britânica de peso que equivale a pouco menos de 0,5 quilo. Pois esse ato lhe custou uma multa – Thoburn desobedeceu a nova lei da União Européia que determina que todos os países membros devem utilizar o sistema métrico. Ou seja, ele deveria ter vendido as bananas em quilos. Esse incidente besta tomou proporções nacionais e transformou o quitandeiro do interior em herói na luta pelas tradições nacionais britânicas. Mas comecemos de onde se deve – do começo.
Indignado com a multa, Thoburn juntou-se a outros quatro comerciantes que tinham o mesmo problema e entrou na Justiça para poder continuar a vender seus produtos da maneira tradicional. Juntos, ficaram conhecidos como “os cinco mártires do metro” e acirraram a briga entre prós e anti-União Europeia. O processo foi ganhando força e publicidade. Celebridades como o ator John Cleese (o fantasma Nick-Quase-Sem-Cabeça em Harry Potter e a Pedra Filosofal) aderiram à causa. Mais de 250 000 libras esterlinas (quase 1 milhão de reais) foram arrecadadas. Tudo para lutar pelo direito de preservar uma tradição centenária do Reino Unido, o Sistema Imperial Britânico de medidas. A última fase do julgamento aconteceu no dia 18 de fevereiro, quando os “mártires” perderam e foram condenados na Suprema Corte. Um dos comerciantes, arrasado, chegou a declarar que a sentença marcava o fim da democracia inglesa. Como não têm mais o direito de apelar na Justiça comum, os cinco resolveram fazer mais uma tentativa, levando o caso à Câmara dos Lordes.
Enquanto a briga continua, nos pubs londrinos ninguém dá a mínima para o sistema métrico. Tente chegar no balcão e pedir 0,5 litro de cerveja. No máximo, você vai receber uma banana. Cerveja é vendida no tradicionalíssimo pint e ponto final.
(Revista SuperInteressante. Edição 176, maio 2002. p. 22.)

14 - Que característica da atuação comercial da União Europeia é polemizada no texto acima.
A nova lei da política comercial europeia que determina que todos os países devem utilizar as mesmas medidas (sistema métrico) para a comercialização de bananas. Desse modo, a banana deveria ser vendida por quilos e não por libras.
15 - Refletindo sobre o fato narrado na questão anterior, explique quais os obstáculos encontrados para unificar as relações dos países da União Europeia para além das questões meramente econômicas, como a aceitação de uma constituição comum.
Os obstáculos são encontrados na diversidade étnica e cultural interna (como é o caso do fato  narrado no texto da questão anterior) e entre os países-membros da União Europeia. Há muitas  singularidades regionais que dificultam a padronização de leis e comportamentos sem descaracterizar a identidade cultural dos povos europeus.

16 - Observe os dois acontecimentos representados nas imagens e relacione-os, explicando a problemática da imigração europeia no momento atual:
A imagem um mostra a mecanização que tem substituído a mão de obra na indústria, provocando o desemprego. A imagem dois mostra manifestações racistas contra os imigrantes muçulmanos e africanos na Europa. As duas imagens podem ser relacionadas porque as manifestações de racismo contra imigrantes são agravadas pela crise do desemprego, pois os europeus temem a perda dos seus postos de trabalho e/ou a precariedade dos empregos, já que os imigrantes aceitam  trabalhar em condições precárias.

17 - (UDESC) Assinale a alternativa INCORRETA, sobre a industrialização.
a) Nunca houve na história um tipo de sociedade industrial que não fosse nomeada e produtivamente capitalista, ou seja, não há indústria em uma sociedade que não seja capitalista.
b) A industrialização se caracteriza pela produção em larga escala, localizada em estabelecimentos fabris, com uso de maquinaria e grande quantidade de mão de obra, com o objetivo de atingir um mercado consumidor.
c) A industrialização é um processo, nesse sentido se relacionam as etapas anteriores de produção, como nas manufaturas dos séculos XV, XVI e XVII, nas quais já era possível notar algumas das características da industrialização.
d) A Inglaterra é considerada uma das nações pioneiras no processo de industrialização.
e) O conceito de industrialização implica uma série de elementos específicos, como: as descobertas científicas e seu emprego nas atividades produtivas; uma combinação entre as atividades de produção e de consumo; o mercado; o contrato; a moeda como instituições que norteiam a troca entre produtores e consumidores, etc.






Nenhum comentário:

Postar um comentário